Holambra
A Sieger de Holambra vai ficar na memória, por vários motivos e surpresas, vamos começar pela organização. Poxa..impecável, os horários, a pista, todos em perfeita harmonia, claro alguns contratempos, mais de se tirar o chapéu aos organizadores..realmente uma Sieger do mais alto nível, a Sonia Madri e seus associados transformaram o impossível na maior festa pastoreira vistas nos últimos anos, por mim a Sieger Brasileira jamais sairia de Holambra, seria eternizar a organização e o comprometimento com a qualidade e o conforto dos participantes, cidade linda, hotéis maravilhosos e preços acessíveis..aliado a distância dos aeroportos de campinas e Guarulhos. Parabéns Sonia, Rob e muitos outros que fizeram parte desta grande e espetacular organização SIEGER BRASIL 2011
Agora vamos aos cães – começamos na categoria filhotes, muitas surpresas, de uma média muita alta dos animais, todos se mostraram muito bem, alguns maiores de que aparenta a idade e outros normais, mais de maneira geral se viu muitos cães de excelente anatomia, muito bom tipo e coloração, angulações corretas. Ha de se prestar atenção em ligamentos e firmeza de orelhas, os movimentos apresentaram muito convincentes..realmente uma categoria homogênea sinal que estamos evoluindo com as importações.
Novíssimos – já nesta idade ...se ver que a qualidade se mantém ,cães já com os ligamento mais firmes, secos e de movimentos corretos,apesar te ter observado a categoria não pude deixar de notar que AS OSSARTURAS PODERIAM ESTAR MAIS FORTES NOS ANIMAIS, sobremaneira nos machos, assim como as cabeças mais masculinas , afinal serão os reprodutores do futuro..e precisam transmitir uma diferenciação de sexos evidente e marcante,em alguns animais também notei uma certa sensibilidade na apresentação..É necessário que se olhe com muita seriedade os temperamentos dos reprodutores..os nacionais e os importados...por que hoje ..será os problemas do futuro, importante se identificar os reprodutores de caráter forte para que usemos nossas fêmeas e possamos alcançar o objetivo final, que é chegar na classe aberta. De nada adianta ganhar categorias novíssimo e jovens se o cão não possui caráter para chegar na elite que é a classe aberta..isto faz com que o numero de participantes na 1ª categoria diminua anualmente. Atenção as linhas com este tipo de problema..cabeça , ossatura e temperamento precisamos melhorar.
Jovens – nesta categoria evidenciam-se muito a firmeza dos ligamentos, especialmente as traseiras. Cães excessivamente angulados, dando uma falsa impressão de movimento correto..mais com pouca resistência. Ainda acho que nesta categoria as ultimas importações não surtiram efeito, isto ainda é fruto de criações passadas..mais no geral a qualidade mudou para melhor. Animais bem proporcionados de excelente coloração e tipo, todos com passadas amplas e vigorosas..mais faltando uma firmeza final..tenho notado e admirado a força na reprodução de Ursus do Vento Simun, é de se imaginar que este cão irá ter um grande continuador ou continuadora de sua linha de sangue, é fidelidade ao tipo paterno aliada a qualidade geral nos deixa seguro de que hoje Ursus é o nosso Zamp Thermodos, claro se faz necessários algumas correções em sua progênie..assim como foi com Zamp e Vegas, mais no geral a somatória dos pontos qualidade e defeitos ele ganha sobrando na qualidade. Imagino que será grande parceiro para importações atuais.
Ursus I do Vento Simun
Nas categorias de base Junior A e Junior B, notei uma falta de masculinidade geral, cães medianos de anatomia correta, mais sempre faltando algo a mais na ossatura e expressão. Nas fêmeas achei que estavam o ideal, lindas, sólidas, corretas de anatomia e pigmentação.. realmente teremos grandes fêmeas no futuro reprodutivo..vale ressaltar a vencedora da categoria Junior B uma excelente filha de Axel...
SG1 Maia da Morada das Pedras
para mim este cão trilha o mesmo caminho do Ursus..colocando em seus filhos todas suas características..firmeza ,anatomia,temperamento.e um espírito de ring invejável..Axel será o futuro reprodutor de criação brasileira e certamente terá um seguidor de suas linha com a mesma qualidade. É bom GUARDAR ESTE NOME AXEL DO ALTO DO AGAVE.
VA Axel do Alto do Agavê
Na aberta pude notar dois grandes defeitos a começar pelo temperamento...nos ataques observei que muitos ali pegavam pela excelência no treinamento..e não pela coragem e espírito de luta... não podemos esquecer que os nossos cães da aberta de hoje representam o futuro de amanha e é muito importante que se escolha cães de caráter forte para acasalar suas fêmeas,..o resultado da exposição é importante, mais o divisor das águas é o caráter e o temperamento..em relação a anatomia com certeza evoluímos, mais este item e nosso maior pecado.. já falei .. anatomia sem temperamento ..de nada vale....observem os cães ..o comportamento dentro e fora dos rings..vejam seus filhos, analisem suas linhas de sangue..para que a escolha seja a correta e não a mais comercial...posso comentar sobre os participantes..claro é obvio que o vencedor merecido foi o Porto. Exuberante..magnífico..um verdadeiro exemplar da raça Pastor Alemão, se portou como um VA, para muitos o único merecedor do titulo, mais opiniões não se discute. Liderou de ponta a ponta a categoria, sem se incomodado por ninguém..estava um nível acima dos concorrentes,espero que tanta qualidade se transforme em progênie..ano que vem veremos filhos deste cão em pista,para que possa afirma ..Porto é realmente um porto seguro !!!!!
VA1 Porto Semper Wictor
Sobre juiz – como julgamento não se contesta...mais se comenta claro...não pude deixar de notar a falta de homogeneidade no julgamento..uma hora queria firmeza,na outra movimentação.em alguns casos criticava tamanho..em outros pequenos demais... sabemos que o julgamento é subjetivo e pessoal, mais isto não quer dizer que aceitaremos tudo de bom agrado.
Juiz da SV sr: Johann Mayer
Notem senhores que nosso VA 1 2010, foi chamado em 11º lugar..como explicar uma cão VA 1 em um ano e no outro V 5? acho isto um tanto incoerente.. não que podemos ter novos VA´s, como foram muitos, mais não se pode acreditar que em um ano um cão VA que no meu modo de ver se encontrava nas mais perfeitas condições seja largados ao 2 grupo.
VA1 2010 - Eiko da Casa Chaplin
Esta diversidade de juízes na Alemanha e que vem ao Brasil julgar a Sieger pode ser o causador de tantas diferenças...por que será que o Meyer julga a Sieger Alemã na categoria machos selecionados por 4 anos? Para evitar isto!! Dirigir a criação como mais coerência, imaginem se todo ano muda-se o juiz na Sieger Alemã?...todo ano teríamos um grupo de VA diferente..porque o gosto de um, não agrada o outro..ou quem sabe a política faria com que todos os VA´s mudassem. Sou a favor de um mesmo juiz julgar a Sieger sempre...e durante um período eleitoral, para evitar o fato acontecido..um ano você é VA...e no outro fica no segundo grupo...ano que vem.. será que os cães que foram VA no Brasil este ano vão manter o titulo?? ...ou vão lograr posto mais atrás?...que tipo de VA é este?....um vez VA ..sempre VA...pode-se mudar de colocação...VA 3 , VA 2,..mais não dá para entender que um VA em um ano passe a ser V de segundo grupo...é muita diferença..tem que se existir uma padronização e bom senso....as diferenças são enormes e inadmissível..sei que tudo depende do estado do cão e de sua apresentação..mais pasmem...o Yerom não fez uma grande apresentação na Sieger Alemã de 2010 e nem por isto perdeu o título de VA..bom estas são as considerações finais sobre meu ver na Sieger Brasil de 2011 em Holambra.
Até aproxima
Milton Malheiros.






