Entrevista Exclusiva para MILTON MALHEIROS
Heiko Eccarius e Família
· Como conseguiu o Geck de Casa Nobilli ?
Uma vez fui a uma exposição na Itália, olhei o Geck com 13 meses, vi nele um grande potencial e um tipo extremamente forte. Falei com o Luigi (titular do canil Casa Nobilli) que depois de completar 2 anos queria o Geck na Alemanha, e foi o que aconteceu.
Geck em Exposição na Itália
· Por que Geck competiu pouco em exposições?
Para mim não é importante seus resultados, estou convincente que Geck nao é um cão para exposição, o que me interessa mesmo é sua progênie e o resultado de seus filhos.
· Você vai vender o Geck para china como muitos fazem?
Não o Geck não está a venda. Seus filhos posso vender, mais o Geck é muito importante , é a continuação de meu tipo em meu canil.
· Como treina seus cães?
Treino todos os dias quando chego em casa, para mim é importante manter qualidade de treinamento dos cães. Animais bem treinados resultam em excelentes postos no ring, mais só depois dos 12 meses, antes disso é só uma brincadeira de filhote para ir começando a gostar do que vai fazer futuramente.
· Vi muitos de seus filhotes gordos no meu ver. Porque isto?
Acredito que os cães são como as pessoas quando filhotes. Tem que ter uma “infância” de muita saúde. Não regulo a comida de meus filhotes, podem ser até um pouco pesados, mais no futuro transformo tudo em músculo. Como um cão magro vai evoluir quando crescer? Assim mesmo acontece com as pessoas. Todo cão tem que ter uma boa “infância”, influi no caráter e na anatomia.
(Filhotes filhos de Geck di Casa Nobilli)
Fotos: Milton malheiros
· O que acha da linha Vegas e Zamp?
O Zamp hoje tem um representante que é o Quattro von der Partnachklamm, ele deve continuar essa linha. O Kwatum vom Klostermoor, este ano acho que não compete mais. Do Vegas posso dizer que vi mais excelentes fêmeas do que machos, um cão que perpetua seu movimento forte. Acho que Tyson representa melhor o meu tipo de pastor alemão.
· Falando de Tyson vom Kottersbush, para você qual é o melhor reprodutor da atualidade na Alemanha?
Todos estão nivelados nas qualidades e nos defeitos, mais hoje vejo que se destaca o Tyson, pelo seu tipo, fortaleza e pigmentação, mais tem um detalhe: ele representa muito sua linha materna (Ursus Von Batu) através de Wisk vom Bierstadter Hof que pode trazer defeitos que já vi em alguns de seus filhos, a questão da orelha e do tamanho. Vejo com muito futuro também o Furbo Degli Achei, um cão maravilho com uma progênie fantástica, muito fiel ao tipo paterno. Já usei com algumas fêmeas minhas e tive excelentes resultados. O Furbo foi uma grande perda para Alemanha, o fato de ter sido vendido pra China, mais acho que certamente vai ter um continuador que será o Fulz de Zenevredo um super cão.
· O que falar do Remo vom Fichtenschlag?
Já o vi muitas vezes em exposições, está sempre em condições perfeitas, apesar de não usar em minhas fêmeas acho que tem grandes qualidades na reprodução. Posso dizer que seus filhos são de um tipo muito bonito, com farta pelagem e muito espírito de ring. Agora é uma linha bastante particular, não sabemos de nada, nem do futuro dela, mais certamente será o sieger e apresentará um grande grupo de progênie.
Remo vom Fichtenschlag
· Quais cães serão os novos VA´s este ano?
Acho que os novos VA´s serão Fulz de Zenevredo e Lennox vom Regina Pacis. Muitos cães foram vendidos para china, a exemplo disso posso citar o Dano Von der Ostfriesischen Thingstatte, um cão que com certeza teria um futuro brilhante aqui na Alemanha.
Lennox von Regina Pacis
Fulz di Zenevredo
Dano von der Ostfriesischen Thingstätte
· Recentemente fiz uma reportagem sobre Canyon von der Lars Aue. O que acha deste cão?
Canyon possui um ótimo tipo e é um reprodutor excelente, muito parecido com tipo que eu busco para mim. Usei duas fêmeas minhas com ele este ano. Acho uma pena ele não competir na sieger por questões políticas, mais isto não importa, o bom é ver seus filhos que são cães muito vistosos e muito fiéis ao seu tipo. Soube através de você que um grande representante desta linha irá para o Brasil (Forca von der Lars Aue), quando levei minha fêmea para cruzar com Canyon já o tinha visto filhote, muito forte e de um linda cor. Realmente parabéns ao dono do Forca.
· Para finalizar o que acha da fêmea que é criação brasileira, Ubalá de Casa Mariotti, filha do Geck de Casa Nobilli?
Fico feliz em saber que é Brasileira e parabenizo o criador pela coragem de acasalar suas fêmeas com cães que se adéqüem as suas qualidades e não só com cães que tem títulos. Esta foi minha primeira cobertura de uma cadela da America Latina e acredito não ser a ultima. Ubalá é uma cadela de muitas qualidades, acho que todo criador tem vontade de ter uma fêmea desta. Posso claramente dizer que é umas das melhores filhas do Geck. Possui um super movimento e é muito expressiva, se tudo ocorrer bem terá um ótimo posto na sieger deste ano. Desejo boa sorte.
Vídeos de Ubalá Treinando na Alemanha:
Milton e Ubalá
Milton Malheiros