Relatos de Milton Malheiros na Alemanha e Entrevista Exclusiva com Norbert Schleuter (Altenberger Land)

Alemanha, 18 de Agosto de 2011,

Ao chegar na Alemanha me deparei com algumas situações inusitadas, desembarquei em Frankfurt com a cadela Chakira Rheinhalle para ser acasalada com Canyon Lars aue . Eu que sempre achei que as fotos do canil Altenberger Land eram modificadas, por que era impressionante a fidelidade de tipo de seus cães, hoje tenho certeza de que não são modificadas e são realmente verdadeiras, pois eu mesmo presenciei as fotos, bom, seguir para Munster uma cidade grande na Alemanha e em seguida para Altenberg uma cidade menor, foram 350 km de trem..eu e Chakira fizemos muitas amizades neste trecho..é gostoso de saber que os cães aqui são tratados de maneira igual aos seres humanos, pagam até passagem e tudo mais..e de trem, imagine se fosse no Brasil .. é difícil.. rsrsr.. bom, fui recepcionado na estação.pelo Norbert Shuleuert, proprietário do Canyon, uma pessoa simpática..o mesmo posso dizer de seu filho Timo, super atenciosos, da gosto de ver..e saber que o pai vai ter um continuador em seu canil..cheguei e de imediato Norbert trouxe o Canyon...poxa ! que incrível ver aquele animal...forte, grande, um tipo difícil de se ver hj em dia na Alemanha, um verdadeiro pastor alemão..um pelo e uma cor maravilhosa, super bem angulado, logo Canyon fez seu trabalho, cobriu de imediato e sem cerimônia a Chakira que já estava pronta para COMBATE !!!!..para mim demonstra temperamento por que caráter e temperamento também influencia na hora da cobertura, o cão mostra forca e vigor.. e ai vai !!!!.. em seguida Norbert me mostrou outros cães da mesma linha e filhos do mesmo pai CANYON, após a saída do Canyon ele trouxe seus filhos, a cada filho que ele trazia eu perguntava é o Canyon ?.. Por que era de se impressionar a fidelidade ao tipo paterno, seu caráter está claro em seus filhos.. Uhlano, Uras, Zamp tudo Altenbergland Kennel, ate os filhotes, todos com uma mascara definida e um driver de fazer inveja. Passamos o resto da tarde conversando..e muitas foram as minhas perguntas, todas respondidas de maneira convincente e lógica. Perguntei sobre Canyon na Sieger em Nuremberg ( uma pergunta que o mundo inteiro faria para ele) e ai vai algumas das respostas.

Canyon Lars Aue

Milton e Canyon

Canyon Lars Aue

Chakira Rheinhalle 

Alguns Filhos de Canyon

Uhlano Altenberger Land

Uran Altenberger Land

Uras Altenberger Land



Milton e família Altenberger Land

Entrevista Exclusiva com Norbert Schleuter (Altenberger Land Kennel) 



·         -Por que Canyon não participou da ultima Sieger e não vai participar da 2011 ?.....

Hoje fica difícil de colocar um cão na Sieger. Imaginando que este cão ira contribuir e melhorar a criação, sendo avaliados seus defeitos e suas virtudes, isto devido a situações políticas e troca de favores entre as pessoas que avaliam e  que julgam as categorias juniores..se vê muitos cães na ponta ,de juízes e co-proprietários, apenas figurando como laranjas..e assim logrado de maneira as vezes não justas postos a frente..apenas para serem vendidos por quantia volumosas e enormes, por isto Canyon não participa na Sieger, não pelo  Mrs. Meyer..que já me confessou que se o Canyon entrasse seria  certamente VA. Canyon não é peça mais importante ..e sim o resultado de seus filhos...não adianta ser VA , se seus filhos obtém  postos atrás do grupo de elite nas categorias juniores.

·        - O que acha de Quantum Fiemereck? é um continuador da linha Ando ?

R= Não, Quantum não é e nem será um continuador da linha de meu cão Ando Altenberger land, fato este que não uso ele meu programa de criação. Para mim sua mãe gera alguns problemas de orelhas em seus filhos. ( Linha Ursus ).problema este que não quero em meu canil, hoje uso muito Djenges Kahn vom Sante's Home  e Luca Altenberger Land ( Gismo VA na China ) e o Próprio Canyon,que para mim será o continuador eterno desta linha  que crio a 7 gerações.

Quantum Fiemereck

Ando Altenberger Land

Djenges Kahn vom Sante's Home

Luca Altenberger Land


·        - É impressionante como seus cães são fiéis a linha Ando. Como consegue fazer isto há tantos anos?

R= Quando adquirir o Ando foi uma devolução da Janny Criadora da Holanda que me devolveu ele por que achava que tinha a cabeça leve (no pastor alemão cabeça se forma tardiamente ate 2 anos) criei o Ando e fui percebendo sua fidelidade paterna, era incrível como parecia com seu pai ate nas brincadeiras, e assim foi, decidi que era o tipo que eu queria para mim e que aprendi a cultivar junto com Walter Martin (Wienerau) cães de um tipo só. Sempre comprei fêmeas do mesmo tipo que o Ando e fui aperfeiçoando a anatomia sem deixar o temperamento para trás. Hoje tão difícil na Alemanha!!!!. Tenho cães de minha criação já na sétima geração que tem o mesmo tipo do Ando e do Cary Fiemereck ( neste momento nota-se que se emocionou um pouco em falar de Cary....em frente a sua casa tem uma CRUZ em um Jardim..e lá foi enterrado Cary Fiemereck ). Hoje vejo em meus cães copias de seus pais e de suas mães e reconheço um Altenberg land  só em olhar, não mudo minhas raízes e o meu tipo procuro fazer consangüinidade em ANDO OU EM CARY..assim vou produzindo o que busco a anos, anatomia e temperamento.

Cary vom Fiemereck

·       -  E sobre Vegas e ZAMP ??

R= É estes cães foram importantes na criação,  mais não uso eles em meu programa de cruzamento. Tem algumas virtudes, e que prefiro não ter em minha linhagem genética..nem do Vegas e nem do Zamp, crio meus cães na certeza de que todos vão ser super caráter pois quando os vendo pelo mundo as pessoas não me criticam ..e muito menos os devolve. China e muitos países possuem cães Altenberger Land.

·         Vejo que você, seu filho e sua esposa gostam de seus cães e não fazem preferências por um ou por outro, como vê isto ? nos dias de hoje só os campeões tem regalias!

R= Graças a meu filho que me ajuda e me apóia sempre nas vitorias e nas derrotas..tenho certeza de que alguns anos a frente quando eu morrer..ele vai continuar a linha Ando/Cary/Cannyon. Ele está aprendendo a fazer seleção genética e a escolher os tipos de cães que gosto de usar, alem de tudo um grande apresentador, claro nem sempre ganhamos, mais com certeza competimos. Minha esposa, só posso elogiar e admirar, cuida de meus cães com amor e principalmente de mim.

Jenny e Canyon

·        - E sobre o treino ? como o faz ?...

R= Treino meus cães todos os dias, ataque e pista, as vezes até na chuva. Penso que seja a formula ideal de se ter um campeão... treinar e treinar sempre..até atingir a perfeição...não basta nascer bom, tem que ser aprimorado a anatomia através de exercício físicos e treinamento de caráter, da trabalho mais compensa, as dificuldades é só a política no pastor alemão, isto desestimula um pouco, mais procuro não me ligar neste detalhes, crio e as vezes nem coloco em exposições, aguardo o momento certo de fazer isto sem me meter na política e bajular ninguém.

Vídeos Exclusivo dos Treinos




 Cannyon treinando



·         Para finalizar, o que acha do Mrs. Meyer como juiz da classe aberta ?

R= Para mim acho ótimo, é um grande amigo, é uma pessoa séria, mais a criação não depende dele. Por causa da política nas categorias Juniores, isto dificulta a realidade dos fatos, por ele Canyon já teria sido VA, mais já falei, para mim não importa o resultado na sieger e sim na qualidade de meus cães dentro e fora do ring.

·         -O que achou de cruzar a primeira cadela da America Latina com Canyon ?

R= Acho isto muito importante, sei que você já faz certo tempo que me procura para acasalar suas fêmeas com Canyon, alias você tem uma 1\2 Irmã do Canyon (Dhelia Lars Aue), filha da mesma mãe. Tens a formula falta só acertar na mistura. Adorei esta fêmea que veio cruzar com Canyon, tem um super tipo e anatomia, tenho certeza de que será uma ninhada linda. Não cruzo muitas fêmeas da linha ZAMP, mais acredito que Dux ( Pai da Chakira ) não seja um ZAMP muito fiel. Quero vê estes produtos ano que vem na Alemanha e espero que sirva de incentivo para que outros criadores brasileiros usem a linha Canyon ( Ando/Cary ). Estou sempre a disposição de novas amizades.

Milton Malheiros comentários :
Saio desta muito satisfeito e certo de que muitos mitos foram derrubados... que as fotos do canil Altenberger Land são Modificadas..Isto é um mito, não são.. é realmente o que parece ser. Muitos criadores da Alemanha não usam o Canyon, questoes estas que não valem a pena comentar. Acho burrice...preferem outras linhas, talvez pelo fato de ser mais marketing...é mais fácil e claro as vendas. A Sieger esta ai a 15 dias e com a morte de Gigolo a linha Zamp sobra com Quattro. 

+ Gigolo von der Barenslucht

É certo de que o Remo será o Novo Sieger, apresentará um grande grupo de progênie...com muita qualidade ( afinal mais de 200 fêmeas acasaladas.) assim fica mais fácil. 

VA 2 Remo vom Fichtenschlag

O Nino permanecerá em  seu lugar de destaque como tem que ser, pelo seu tipo, pela sua masculinidade e pelo seu valor genético, continuará a linha Baru Von Haus Yu  através de seu pai Irok. 

VA11 Nino von Tronje

Sultan ainda é uma dúvida na Alemanha, precisa se firmar mais na reprodução, mais há muito trabalho ainda.

VA10 Sultan von der Jahnhohe.jpg

 Arex se estabilizou na criação, e é grande candidato á repetir o feito de VA em 2011

VA6 Arex von der Wilhelmswarte

Guccy para alguns uma grande decepção, talvez não mereça está entre os VAs. 

VA12 Guccy vom Heinrichplatz.jpg

Paer, tem poucos representantes de seu tipo, não muito fiel ao seu pai Queen, mais com filhos de qualidade indiscutível, mais valores individuais.

VA13 Paer vom Hasenborn

 Acredito que Lennox se completar seu treinamento de ataque, figurara entre os Va´s, pela sua qualidade e seu tipo harmonioso, uma cópia melhorada de seu pai.

SG 1 Lennox von Regina Pacis

 Schicco está na China. Não acredito que vá competir este ano, acho que quem vai no lugar dele e o Chacco, VA 1 na Holanda semana passada.

SG8 Chacco von der Freiheit Westerholt

Quattro será o futuro da linha Zamp pois seu proprietário detém a formula do sucesso (Dietrich). 

VA9 Quattro von der Partnachklamm

E por fora correndo Fulz de Zenevredo, acredito que será um representante do Furbo no seleto grupo dos VA´s. 

SG4 Fulz di Zenevredo

Será uma grande surpresa presença de Yerom na Sieger, já soube que estar de treinador Novo (o mesmo quem treinou o Vegas) e se for competir com certeza se mostrará muito melhor que em 2010, pois estava pesado demais.

VA2 Yerom vom Haus Salihin

 Remo, o que falar de uma cão que já esta na boca de todos que será o Novo Sieger, é lindo, politicamente Correto, um proprietário poderoso, Criador renomado, excelente grupo de progênie com muitos cães e com qualidade fiel ao tipo paterno, mesmo nas virtudes e nos defeitos,sempre se apresentou em condições perfeitas, é guerreiro e tem um temperamento fabuloso, alegre e vigoroso..para mim e para muitos criadores mundiais..

Remo

SERÁ O NOVO SIEGER, A DÚVIDA É ????...SERA QUE TEM TANTO PONTENCIAL GENÉTICO ?..QUE LINHA PERTENCE SEU TIPO ?.. UMA LINHA QUE SEMPRE DEU EXCELENTES FEMEAS ! SERA QUE VAI SER O MESMO COM OS MACHOS ???, ESTA PERGUNTA REALMENTE NÃO DAR PARA RESPONDER !...POR QUE SE SOUBE-SE ...JOGARIA NA LOTO...E ACERTARIA TODOS OS NUMEROS...NEM SEMPRE A CRIAÇÃO É COMO IMAGINAMOS...É ISTO QUE NOS MOVE A CRIAR...E VONTADE DE PRODUZIR MUITOS REMOS,VEGAS,ZAMP E CANNYONS..

ATE A SIEGER 2011  NUREMBERG !!!!!

Milton Malheiros.