O mercado de rações para cães no Brasil cresce ano a ano, surgindo uma infinidade de novas marcas e movimentando bilhões de reais. Em meio a este mercado em evolução estão os criadores, que apesar de terem à sua disposição uma gama maior de produtos, podem ter dúvidas na hora de escolher a ração dos seus cães.
Neste momento, é bom usar alguns critérios. Num cenário de ampla concorrência, surgem produtos de diferentes preços e qualidades. E agora, qual é a melhor? A mais em conta? Ou a que tem mais proteína?
Em poucas palavras, é difícil alguém fabricar uma ração de qualidade super premium sem aumentar seu custo. Ração de qualidade é fruto de muita pesquisa e tem ingredientes diferenciados, alguns até mesmo importados, que acabam onerando o preço final. Lembre-se, nutrir seu cão adequadamente é o diferencial para que o mesmo possa apresentar todo seu potencial genético, ter saúde plena e longevidade.
No ato da escolha e utilização, utilize alguns critérios simples e que podem fazer a diferença:
- Escolha por marcas tradicionais com boa reputação;
- Verifique se a mesma é compatível com a raça e faixa etária do seu animal;
- Veja a data de validade;
- Forneça a dose recomendada. A concentração de vitaminas e nutrientes é calculada para ser contida nessa dose. Oferecer mais ou menos ração acarreta em deficiência ou excesso de determinados nutrientes;
- Não dê restos de comida humana, este ato desequilibra toda a nutrição;
- Muitas pessoas imaginam que quanto mais proteína, melhor. Esse é um erro freqüente. Mais importante que um alto teor de proteína, é a qualidade da proteína, e seu perfil de aminoácidos. As fontes protéicas de origem animal são em geral melhores do que as de origem vegetal, e também mais caras.
- É comum ver as pessoas escolherem determinado produto pelo fato do mesmo possuir mais cálcio em sua composição. As fontes de cálcio em geral são ingredientes de baixo custo. O que limita seu uso é a quantidade ideal estipulada pelo profissional da formulação, não o preço. Uma hiper-dosagem de cálcio na verdade compromete a relação cálcio-fósforo e a qualidade nutricional final.
- Por fim, observe no rótulo se o produto contém ingredientes como taurina, polpa de beterraba e extrato de yucca. São ingredientes nobres, e servem de indicadores de que o fabricante se preocupa em usar produtos diferenciados para obter a ração que o seu cão merece.